c Diretoria do Hospital Regional se reúne com vereadores de Coxim

Fundação Estatal de Saúde do Pantanal


20 Novembro 2023

Diretoria do Hospital Regional se reúne com vereadores de Coxim

Diretoria do Hospital Regional se reúne com vereadores de Coxim

Durante toda a manhã desta segunda-feira (20), a diretoria do Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva se reuniu com vereadores na Câmara de Coxim. Também participaram a secretária Municipal de Saúde, Leila Kohl, e o prefeito de Coxim, Edilson Magro. Abertos a perguntas dos parlamentares, os integrantes passaram mais de três horas detalhando diversos assuntos e recebendo sugestões para melhoria da prestação de serviços à população.

Três pautas nortearam a reunião. A demissão do médico intensivista, ambulâncias e acusações de erros médicos supostamente cometidos por uma das médicas que atua no Hospital Regional. No primeiro caso, o diretor-geral Devanir Rodrigues Pereira Junior explicou que foi uma decisão coletiva da diretoria por conta de vários fatores, dentre esses insubordinação e acusações infundadas.

O vereador Flávio Duarte defendeu o posicionamento da direção, justificando que quando a relação chega nesse ponto fica insustentável, prejudicando o produto final, que é a prestação de serviços em saúde com qualidade.

Já o primeiro-secretário da Câmara, vereador William Meira, confirmou de que pra ele o médico em questão fez acusações gravíssimas, mas, nada comprovou. “Eu não posso sugerir a meus colegas de parlamento a abertura de qualquer procedimento pautado em diz-que-me-disse”, ponderou.

Outro médico está sendo contratado. Esse profissional deve começar a trabalhar antes que o atual deixe a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), em 10 de dezembro. Pediatras para substituir uma médica que pediu rescisão também estão em fase de contratações. O mesmo acontece com anestesista.

Quanto as ambulâncias, Leila explicou que foi uma pequena falha da secretaria Municipal de Saúde, deixando Coxim descoberto entre o término de um contrato e o procedimento licitatório. Entretanto, os pacientes não ficaram desassistidos, pois o Hospital Regional usou ambulâncias de municípios atendidos por ele. Ela também aproveitou para informar que está regularizando a situação de uma UTI Móvel da Prefeitura de Coxim, que acumulava mais de R$ 15 mil em multas, para ficar de sobreaviso.

A respeito das denúncias de erros médicos, a diretora de Atenção à Saúde, Fernanda Berigo, relatou que todas as pacientes foram ouvidas, assim como a médica, para abertura de procedimentos. Apenas um dos casos já tem parecer de Conselho de Ética pelo arquivamento. Mesmo assim, o procedimento foi encaminhado ao CFM (Conselho Federal de Medicina) para mais um parecer. Os outros seguem em andamento.

Ainda durante a reunião, o diretor-administrativo Michael Bittencourt fez um breve relato da gestão do Hospital Regional, feita com planejamento, inclusive orçamentário. Ele citou pagamento de funcionários em dia, com encargos, assim como de contratos. O diretor também falou que o custeio é feito dentro da normalidade. Michael, que tem quase 20 anos de experiência em gestão hospitalar, se mostrou aberto a sugestões dos parlamentares para melhorar a prestação de serviços.

Neste momento, o vereador Abilio Vanelli sugeriu melhorias no Portal da Transparência, que imediatamente foi acatada. Da reunião foi dado andamento à sugestão pela analista de controle externo, Elaine Rucaglia Rizzo, junto ao setor de tecnologia e informação para modificação.

Ao finalizar a reunião, o prefeito parabenizou a atitude da diretoria e dos vereadores, defendendo o diálogo, sempre. “Infelizmente, tem muita informação distorcida circulando nas redes sociais e quando as pessoas sentam para conversas não é nada do que estavam falando. Por isso, eu sempre vou defender o diálogo.

Além dos citados, participaram o diretor-clínico do Hospital Regional, médico Marcos Túlio Mazzaro D Andretta, o assessor jurídico, advogado Luciano Gai, o presidente da Câmara de Coxim, Ademir Peteca, e os vereadores: Adriana Nabhan, Angelo Gari, Jefferson Aislan, Marcinho Souza, Marly Nogueira, Vilmar Vendruscolo e Zanon Lamunier.

ACESSOS